top of page

Questão  cd: 00019

 

 

 Leia trecho de reportagem, publicada pela Folha de S. Paulo, oriunda do New York Times: Nos EUA, água de reuso já pode ser bebida; difícil é convencer a beber.

 Convencer as pessoas a beber água reciclada, porém, exige ultrapassar o que os especialistas chamam de fator "eca". Esforços nos anos 1990 para desenvolver o reusam de água em São Diego e Lós Angeles foram derrubados por ativistas que denunciavam o que chamavam de "da privada à torneira". Lós Angeles construiu uma planta de purificação de US$ 55 milhões na década de 1990, mas nunca a usou para produzir água potável; ela acaba indo para a irrigação.

 Com a planta especial de purificação, que opera desde 2008, o Condado de Orange já converteu pessoas à ideia de beber água reciclada. O condado não canaliza sua água purificada diretamente para as estações de tratamento de água; ao invés disso, bombeia a água para o subsolo, para os aquíferos da região e para ser diluída pelo abastecimento natural de água. O "colchão" ambiental parece tranquilizar emocionalmente os consumidores. ...

Os opositores do reuso da água há muito estão em vantagem, segundo Paul Slovic, professor de psicologia da Universidade de Oregon, devido ao "problema do rótulo".

As pessoas tendem a julgar emocionalmente o risco, diz ele, e uma expressão como "da privada à torneira" pode se sobrepor a explicações mais precisas. "A indústria da água não tem sido boa em vender o reúso", ele afirma. Mas as pesquisas já mostraram que enfatizar os benefícios da água reciclada - e sua necessidade - podem direcionar as emoções para uma resposta mais positiva e ajudar a reduzir o senso de risco.

 

 

Conforme análise do trecho apresentado, podemos afirmar unicamente que:

Escolha uma:

 

a) (  ) Os benefícios da água reciclada para consumo precisam ser valorizados também do ponto de vista emocional e avaliadas suas resistências culturais.

 

b) (    ) Nenhuma das alternativas está correta.

 

c) (   ) Enfatizar benefícios da água reciclada é suficiente para garantir o consumo, conforme explica a matéria.

 

d) (   ) Não é possível superar a expressão “da privada à torneira”, as pessoas não beberão esta água.

 

e) (   ) Fatores emocionais não interferem em comportamentos de consumo, apenas em opiniões.

 

 

Questão  cd: 00020

 

 

Leia abaixo dois trechos da reportagem publicada pela Folha de S. Paulo: Cientistas criam fermento que pode transformar açúcar em ópio

"Nós certamente não estamos buscando o mercado de drogas ilícitas, isso é certo", disse Vincent Martin, microbiologista da Universidade Concordia, em Quebec, e coautor do estudo. "Percebemos estar adentrando um admirável território novo, aqui. Eu e meus colaboradores sentimos que as diversas organizações regulatórias devem ser consultadas, que deve haver uma conversa para que cheguemos a um consenso de como ir adiante com isso".

As descobertas, publicadas pela revista científica "Nature Chemical Biology", marcam uma virada nos esforços que vêm sendo realizados há mais de uma década para reproduzir em micróbios o percurso químico, de 15 passos, que acontece na planta da papoula.

...

Mais de 16 milhões de pessoas usam opiáceos ilegalmente, em todo o mundo. As drogas vêm do uso indevido de medicamentos contra a dor e de papoulas cultivadas ilegalmente em países como Afeganistão, Laos e México.

"A hora de pensar em novas políticas para tratar dessa área de pesquisa é agora", disse Dueber. "O campo de pesquisa está avançando com surpreendente rapidez, e precisamos nos antecipar, para que possamos mitigar o potencial de abuso".

Martin disse que a equipe não tinha planos de completar a cadeia até que haja regulamentações em vigor para que seja possível fazê-lo em segurança. "Se isso é algo que não devemos fazer, melhor falarmos sobre o assunto agora", ele acrescentou.

 

Conforme os trechos da reportagem, podemos afirmar apenas que:

Escolha uma:

 

a) ( ) O coautor do estudo e seus colaboradores, preocupados com consequências futuras, sinalizaram que diversas organizações regulatórias devem ser consultadas, que deve haver um consenso de como continuar com as experiências que estão a um passo de finalizar uma cadeia de produção singular do ópio.

 

b) ( ) Apesar de mais de 16 milhões de pessoas usarem opiáceos ilegalmente, em todo o mundo, com base nas descobertas dos pesquisadores, podemos prever que não haverá interesse nos resultados e em como reproduzir suas descobertas.

 

c) (  ) As autoridades irão prender esse grupo de cientistas por produzir uma droga ilícita de uma forma que irá abalar os interesses de todos aqueles envolvidos neste mercado ilegal.

 

d) (  )  As pesquisas estavam buscando o mercado de drogas ilícitas e seus resultados surpreenderam a comunidade científica.

 

e) (  )   Os cientistas chegaram a produzir drogas ilícitas e, no momento, estão sem saber como continuar trabalhando em suas pesquisas.

 

bottom of page