top of page

Questão  cd: 00041

 

O conhecimento é um produto da atividade social que se produz, se mantém e se difunde nos intercâmbios com outros. O empirismo, o inatismo e o construtivismo foram posições dominantes e que influenciaram a prática escolar na formação dos conhecimentos. De acordo com estas concepções, NÃO é correto afirmar que:

 

a)  (  )  A atividade educacional na concepção do empirismo consiste em transmitir conhecimentos ao aluno, que aprenderia e ficaria marcado por eles.

 

b)  (  )  O inatismo afirma que nossa mente tem conhecimentos a priori ou inatos, sem os quais seria impossível conhecer.

 

c) (  )  O conhecimento, segundo o construtivismo, é o resultado da interação entre o sujeito e a realidade que o cerca. Ao agir sobre a realidade, o indivíduo constrói propriedades desta, ao mesmo tempo em que reorganiza sua própria mente.

 

d) (  )  As posições empiristas tendem a enfatizar a influência que os outros têm na formação do conhecimento, já que consideram que o conhecimento é uma cópia da realidade e, portanto, é algo que vem de fora. As posições inatistas, pelo contrário, dão mais ênfase ao sujeito e menos às condições exteriores.

 

e) ( ) Segundo a doutrina do inatismo, defendida por Jean Piaget, quando nascemos, nossa mente é como um quadro em branco, uma tábula rasa sobre a qual se vai escrevendo o resultado de nossas experiências que, dessa forma, acumular-se-ão dentro de nós.

Questão  cd: 00042

 

O modelo piagetiano do desenvolvimento humano propõe períodos que são caracterizados pelo aparecimento de novas qualidades do pensamento, interferindo no desenvolvimento global. O período de operações concretas se dá dos: 

 

 

a) (   ) 9 aos 14 anos, com o desenvolvimento de um egocentrismo intelectual e social.

 

b)  (   ) 7 aos 11 ou 12 anos com o início da construção lógica, ou seja, a capacidade da criança estabelecer relações que permitam a coordenação de pontos de vista diferentes.

 

c)  (   ) 6 aos 10 anos, quando deixa de ter dificuldade para realizar as operações no plano das ideias sem necessitar de manipulação ou referências concretas.

 

d) (   ) 10 aos 14 anos, quando é capaz de abstrair e generalizar, criando teorias sobre o mundo, principalmente sobre aspectos que gostaria de modificar.

 

e) (  ) 4 aos 7 anos, com o aparecimento da linguagem, incrementando a comunicação e a interação com os demais.

 

bottom of page